sexta-feira, 15 de outubro de 2021

TENDÊNCIA ALTERNATIVA POPULAR DO PSOL LANÇA MANIFESTO

MANIFESTO DA TENDÊNCIA DO PSOL ALTERNATIVA POPULAR


“O bem público é a única expressão do socialismo dentro do capitalismo”         

Luiz Vila Nova


Às margens do Rio Pindaré, no Centro de Formação Luiz Vila Nova, nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2021, a Tendência Alternativa Popular reuniu lideranças dos mais diversos municípios do Maranhão, no *V Encontro de Formação de Lideranças Políticas e Sociais,* para refletir sobre o papel que o PSOL ocupa nas mudanças necessárias para a construção de uma sociedade socialista, (re) definir conceitos e, a partir disso, construir o manifesto que ora se apresenta:

Política é a luta organizada de classe pelo poder de definir os rumos da sociedade. Portanto, como classe então revolucionária, devemos mudar nosso pensamento, construir a ideia – que é escolha – para extrair das mentes a cultura capitalista e formar uma concepção socialista. Enquanto não mudarmos a ideia, o capitalismo não será superado.

Nesse sentido, o partido revolucionário deve ser expressão da vontade popular no caminho de uma nova concepção de mundo. Nossa organização, assim, constrói o que queremos. Para isso, o PSOL precisa mudar a sua consciência política e sua visão de classe. O PSOL tem o papel de disputar as ideias e valores para superar o capitalismo como mentalidade e construir as condições necessárias para a implementação da sociedade que almejamos. 

Logo, a Tendência política Alternativa Popular, dentro desse contexto, constitui-se linha ideológica para a construção do poder popular em defesa do bem público, afirmando-se elo entre os movimentos sociais e o PSOL e tornando-se escola de formação de quadros políticos forjados na luta.

Assim, a missão da Tendência é direcionar o partido no sentido de um projeto de nação socialista, no qual as decisões sejam pautadas pela participação popular, para que o Estado atue a serviço da promoção da vida e da igualdade social. 

Portanto, a Tendência Alternativa Popular trabalhará para fortalecer o PSOL como partido político capaz de criar uma nova vontade coletiva, dialogando com a realidade prática das lutas reais do povo.

Assim apresentado, o manifesto, aberto a contribuições, expressa o pensamento coletivo daqueles que subscrevem este documento:


LUIZ VILA NOVA

ALUÍZIO BARROSO DE MELO

ANTÔNIO OLIVEIRA DE ABREU

AUREA FEITOSA BRANDAO DE SOUZA

ANTÔNIO MANOEL DA SILVA FILHO

EDVAN DA SILVA OLIVEIRA

FRANCISCO VIEIRA DA SILVA

GESSICA DA SILVA JARDIM

ISAÍAS FERREIRA DOS REIS

LIDUÍNA FRANCISCA TAVARES DE SOUSA LIMA

MARCONES ALVES DA SILVA

MARIA DA CONCEIÇÃO

MARIA DOS MILAGRES MONSAO GONCALVES

JAKELANE DA SILVA MAGALHÃES

JOÃO CARLOS LIMA SILVA

JOELMA DE SOUSA RODRIGUES

JOSÉ CARLOS DA SILVA

JOSÉ VIEIRA DOS SANTOS VIANA

MANOEL DE JESUS BRANDÃO DOS SANTOS

PEDRO ALVES BARBOSA

RONALDO TEIXEIRA ASSUNCAO

GEOVANE DA SILVA LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTA AOS MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES DOS PROFESSORES/AS, DO CAMPO POPULAR, INDÍGENA, QUILOMBOLA E SINDICAL DO MARANHÃO

 NOTA AOS MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES DOS PROFESSORES/AS, DO CAMPO POPULAR, INDÍGENA, QUILOMBOLA E SINDICAL DO MARANHÃO     Nós, que subscreve...