segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Entenda o voto para vereador. Cuidados para não (re)eleger os pilantras

   Utilidade pública. Você sabia que, ao votar para vereador, antes mesmo de votar em uma pessoa, estamos votando em todo um partido? 

    O voto para vereador é complexo. Ele vai para uma lista aberta de candidaturas de cada partido. Ou seja, achamos que estamos escolhendo a pessoa, mas estamos escolhendo toda uma lista de nomes, e a classificação de cada candidatura se dá conforme os votos obtidos pelos membros da mesma lista, ficando em primeiro quem obtiver mais votos dentre todos do partido. Ou seja, se seu candidato está na mesma lista que figurões, ele está em maus lençóis e ao votar nele você estará (re)elegendo um ladrão. 

    Assim, não basta escolher um bom nome, temos que analisar em qual partido a pessoa está e quais são as demais candidaturas. Desse modo, evitamos o enorme risco de votar em alguém honesto, mas eleger um pilantra, o que quase sempre ocorre. Afinal, são os pilantras que convencem os honestos a filiar no partido deles, quando não os corrompem de antemão, regando suas campanhas com dinheiro, para que juntos consigam fazer a votação mínima para eleger o mais votado da lista, no caso, o próprio pilantra. Os demais servem de mula, degrau ou laranja. Os pilantras se reelegem, pois acessam financiadores para poder comprar votos, corrompendo-se já no início e, na reta final, assediando as bases de seus próprios concorrentes de chapa, que deveriam ser co-partidários, pessoas ligadas por uma visão política comum. Assim, infelizmente, os gastos milionários dos pilantras garantem sua reeleição, explorando a boa intenção dos honestos e a ingenuidade de seus eleitores. É óbvio que, eleitos, esses sujeitos jamais irão fiscalizar o executivo, como é próprio de sua atribuição, pois suas próprias campanhas, na maioria das vezes, foi financiada pelos prefeitos com verba suja, portanto, já tomam posse do mandato com esse mal de origem. Assim, tudo continua como está. 

    Felizmente, há alternativa para evitar que os pilantras cheguem lá, ou se mantenham. Podemos e devemos analisar a chapa, ver todos os nomes e se há coerência programática e honestidade nas práticas. Nós do PSOL Bacabal temos uma chapa coesa, coerente e independentemente de quem irá se eleger, representará todo o grupo e toda a população, pois terá independência para fiscalizar o executivo, combatendo a corrupção. Afinal, mantivemos nossa independência. Sequer aceitamos convites dos poderosos para "dialogar" e mantivemos nossa candidatura a prefeito, com Bartolomeu Santos. Ou seja, temos princípios e não preço. Não vendemos nossa voz, nossa luta e nem nossa independência, e por isso que estamos incomodando tanto. Não vamos correr riscos. Estude nossas propostas e avalie como nossas ações vêm sendo coerentes com nossas palavras. Vote em nossa legenda (50), ou escolha a candidatura psolista com a qual mais se identifica. Todas elas nos representarão de fato.  

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTA AOS MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES DOS PROFESSORES/AS, DO CAMPO POPULAR, INDÍGENA, QUILOMBOLA E SINDICAL DO MARANHÃO

 NOTA AOS MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES DOS PROFESSORES/AS, DO CAMPO POPULAR, INDÍGENA, QUILOMBOLA E SINDICAL DO MARANHÃO     Nós, que subscreve...