quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Cultura no centro e nas margens






Devemos garantir oportunidades culturais abrangentes para toda a população. Entemos a cultura como direito e em sua dimensão simbólica, econômica e cidadã. Para efetivar o direito à cultura, nossa proposta síntese é criar e fortalecer uma referência espacial na cidade, espécie de centro intercultural que sirva de sede, estando bem equipado para os diferentes segmentos, centralizando a produção, ensino, capacitação e divulgação. 
Será uma incubadora das artes e da cultura que, paralelamente, possibilitará adotar estratégias de descentralização, voltadas à democratização do acesso, fruição e produção. Essa pulverização das ações possibilitará reduzir parte das desigualdades sociais e espaciais existentes em Bacabal, e desenvolver a cidade como um todo, permitindo a ocupação cultural de diferentes áreas.
Para viabilizar essa proposta é possível transferir as secretarias hoje situadas no prédio do Centro de Artesanato, adequando e ampliando-o para funcionar como a “Casa de Cultura, Memória e Artes de Bacabal”, sediando atividades dos distintos segmentos e se tornando relevante espaço de encontro e lazer para a população.  Tal edificação contemplará:

a)      Ateliê e galeria de artes visuais (pintura, desenho, fotografia e vídeos), visando sua produção, ensino e exposição, bem como oficinas para formação de público;
b)      Café, com piano e pequeno palco para recitais;
c)      Biblioteca e espaço de leitura;
d)     Sala multimeios voltada à atividades de qualificação e formação profissional e de público.
e)      Sala de cinema;
f)       Anfiteatro;
g)      Espaço central para exposição, comercialização e realização de ensaios e apresentações musicais e da cultura popular.
h)      Espaço permanente de exposição dedicada à cultura indígena e afro-brasileira.
           
               Será o centro de nossa produção artística e cultural, a partir do qual as oportunidades serão irradiadas para toda a cidade, qualificando as pessoas para que consolidem escolas e praças das diferentes regiões como polos de cultura, democratizando o acesso, fruição e produção de bens culturais.

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