domingo, 18 de outubro de 2020

O debate público em Bacabal. Levanta-te e faça tua voz ser ouvida

   

  O debate público é necessário, é base de qualquer democracia. As cidadãs e cidadãos precisam se defrontar com ideias distintas, de preferência acompanhar os candidatos se enfrentando em debates francos. A decisão sobre quem apoiar deve vir por último, após longa investigação das alternativas colocadas. Não devemos nos convencer de antemão, pelo poder econômico abusado e esbanjado nas campanhas, pois esta é justamente a origem de nosso mal. Campanhas milionárias significam gestões corruptas, fatalmente e inequivocamente. Estamos envidando todo esforço possível para promover discussões, elevar o nível do debate.  

    Contudo, é fato que, em Bacabal, um debate público digno de tal nome, em grande medida, ainda nos falta, apesar do esforço heroico de alguns sujeitos para promovê-lo. É sintomático de nossas mazelas políticas e sociais o fato de não termos debates e que parte significativa da população já começa convencida de quem irá apoiar, sequer ouvindo o que demais candidaturas têm a dizer. Daí, as campanhas são reduzidas a permanentes manifestações de força, na tentativa de convencer eleitorado que A ou B é a opção mais viável eleitoralmente. Em cidade onde emprego míngua, apoiar o cavalo certo é, quem sabe, garantir um cargo e um alívio para os próximos anos. Assim, o desemprego é mantido como política das elites corruptas e corruptoras, a fim de explorar os meios de vida da população, mantendo-a cativa, portanto, sem independência econômica e política. Logo, as campanhas são milionárias, pois é necessário, o tempo todo, demonstrar força. As ideias, os projetos, a decência, estes podem esperar, e melhor que seja sentado, pois não têm primazia e sua vez não chegará nunca. 

        Diante disso tudo que, nós, do PSOL Bacabal, vimos insistindo, desde nossa fundação em junho de 2019, em escrever e difundir textos, refletindo de forma mais aprofundada sobre os problemas políticos da cidade e apresentando as alternativas. Independentemente de qualquer programa de cidade, e nós apresentamos, de longe, o mais completo, só poderá gerir as verbas públicas com lisura quem não se corrompe na campanha, quem não gasta milhões para comprar apoios, e depois terá que ressarcir em triplo seus investidores. As gestões têm que se fundamentar no LIMPE. Por isso temos dito, e seguiremos dizendo, que se trata de uma guerra contra as facções que espoliam o povo e o mantém no cativeiro. 

    Venceremos, com o despertar da consciência de cada uma e um, pois não há opressão que dure para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTA AOS MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES DOS PROFESSORES/AS, DO CAMPO POPULAR, INDÍGENA, QUILOMBOLA E SINDICAL DO MARANHÃO

 NOTA AOS MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES DOS PROFESSORES/AS, DO CAMPO POPULAR, INDÍGENA, QUILOMBOLA E SINDICAL DO MARANHÃO     Nós, que subscreve...